• Arts Lab in Interfaces, Computers, and Everything Else

    (Education, Exceptions, Experiences, Enterntainment, Environment, Entropy, Errors, and Etecetera...)


Alterando o nosso site


Código-fonte e página

Nosso site utilizar o Jekyll como gerador dinâmico para um site estático. O site está no diretório /var/www/html enquanto o código-fonte está na pasta /var/www/src. Não altere o site diretamente na pasta html, toda alteração deve ser feita na pasta src ou a mesma poderá ser apagada na próxima atualização. Após alterar um arquivo, faça a geração do site com o comando:

./update.sh

Jamais utilize o comando sudo para atualizar o site. Caso seu usuário não possua permissão para alterar o site, altere as permissões dos arquivos. Consulte este post para isto.

Blog

Os arquivos deste blog estão na pasta _posts. Veja os arquivos já existentes e siga o template. Note que o padrão de nomes destes arquivos importa e será utilizado para criar o índice no site. O padrão do nome é ano-mês-dia-título.md. Exemplo:

2020-03-26-Alterando-o-nosso-site.md

Nosso gerador está configurado para trabalhar de maneira incremental, por isto, ao mandar atualizar o site com o comando update apenas os arquivos alterados na última modificação serão atualizados. Caso a página inicial do blog não seja alterada após o comando update, atualize a data de modificação do arquivo blog.html com o comando touch e então utilize o comando update. Esta dica vale para qualquer arquivo que precisa ser gerado novamente e não foi alterado.

touch blog.html
./update.sh

Imagens

Imagens e demais recursos do site estão na pasta assets. As fotos dos eventos e outras fotos estão na pasta pics. Estas fotos são listadas por arquivos ymls disponíveis na pasta _data. Para adicionar novo slide show de fotos, adicione as imagens em um diretório na pasta pics e crie uma lista destas fotos na pasta _data. Depois, é só ligar estas fotos no include do carrousel como uma collection.

include carousel.html height="50" unit="%" duration="7" collection=site.data.[nome do arquivo].images

Auditando modificações

A pasta src é um repositório git, apesar deste não ter cópias remotas. Após alterar o conteúdo do site favor adicionar as alterações e dar commit. Utilize os comandos git para isto.

git status
git add [arquivos modificados]
git commit -m "mensagem do commit"

Back to blog